Atualmente os aplicativos de celular desempenham um importante papel nas nossas vidas, permeando boa parte das nossas vivências cotidianas e criando inúmeras facilidades. Por isso, no trabalho de campo não é diferente, pois nos dias atuais existem inúmeros aplicativos que podem servir como bons aliados para os profissionais da área ambiental. Pensando nisso, separamos para você uma lista de cinco aplicativos para usar em campo e que te ajudarão muito!
1. Merlin Bird ID
Uma das funções disponibilizadas pelo aplicativo, é o grande número de aves registrada. No Merlin Bird ID é possível reproduzir as vocalizações das espécies para realizar a atração de indivíduos semelhantes.
Além, de permitir realizar comparações com as aves amostradas e as várias imagens que nele estão presentes, o Merlin também permite identificar as aves através de fotografias. Ele também possui um passo a passo para identificação no qual você inclui as características da ave, como o tamanho, formato do bico, cor ou se você avistou ela no chão, em galho ou voando, por exemplo. Assim, após selecionar as características, o aplicativo entrega uma lista com as possíveis espécies.
2. UTM Geo Map
Este é um ótimo aplicativo para usar em campo que você precisa fazer a marcação da posição geográfica de determinados componentes bióticos e abióticos (nascentes, fauna, flora, etc…). Dessa forma, o UTM Geo Map é um bom auxiliador para atender estas demandas geográficas.
No UTM Geo Map você cria pontos e exporta arquivos em formatos que podem ser abertos em outros programas como o QGIS, Google Earth Pro, AutoCAD, ARCGIS, por exemplo. Além disso, neste aplicativo é possível criar polígonos, medir distâncias, marcar pontos e nomear cada um dos pontos. Caso seja necessário também é possível escolher o sistema de coordenadas desejado (UTM, WPS, etc…).
3. PlantNet
Este é um dos melhores aplicativos para identificação de plantas. O aplicativo faz a identificação das espécies vegetais através de fotos, assim ele sugere uma lista de plantas com características semelhantes. Nesta lista, o Plantnet fornece palpites apresentando porcentagens de probabilidade de ser aquela espécie.
Porém, para plantas nativas e endêmicas do Brasil, nem sempre os resultados são satisfatórios. Desse modo, o aplicativo é indicado para espécies mais comuns e também as exótica. Pois são os usuários que alimentam o banco de dados do Plantnet. Para fazer identificação o usuário tira fotos de diferentes órgãos vegetais, como: tronco, folhas, flores e frutos. Dessa forma, a qualidade das fotos é de suma importância para a qualidade dos dados apresentados.
Você também pode gostar:
4. Fungus – Identificação de Fungos
O Fungus é um aplicativo excelente que identifica as espécies através de fotos. Além disso, usando a posição do GPS, o aplicativo fornece dados mais precisos. Com ele você também pode compartilhar as identificações com outros usuários mantendo o anonimato. Além disso, também é possível visualizar os histórico de identificações. Assim, é possível revisitar os indivíduos que você já identificou em outros momentos.
5. Inaturalist
O aplicativo INATURALIST é o mais completo, dentre os anteriores, quando o assunto envolve identificação de espécimes da fauna e da flora. Afinal, o mesmo abrange a identificação realizada por especialistas, de: fungos, plantas, aves, anuros, aracnídeos, inseto, aves, mamíferos, etc.
Como rede de apoio o Inaturalist conta com biólogos, cientistas e naturalistas, que auxiliam no conhecimento da biodiversidade. No Inaturalist é possível selecionar os seres vivos desejados e selecionar a região onde foi visualizado ou encontrado. Uma das funcionalidades que auxiliam muito na identificação de animais que realizam vocalizações, envolve as ferramentas de reprodução de sons, que podem realizar a atração dos seres vivos de possível ocorrência daquele local.
Informações Importantes
Estes aplicativos para você usar em campo são ótimas opções para uma ajuda rápida e um direcionamento para a identificação de espécies. Porém, sempre confirme a identificação usando livros ou artigos científicos. Afinal, estes possuem informações mais precisas e irão trazer melhor resultado aos seus projetos ambientais.