Atuar com meio ambiente, de forma geral, permite a atuação em diversas áreas, biomas e até mesmo a especialização à nível de espécie. Mas é sempre importante conhecer as opções disponíveis. Tanto para quem vai iniciar o curso e quer conhecer as opções, quanto para quem já estuda e quer escolher o nicho de atuação. Então se você está buscando conhecer mais sobre as áreas de atuação do engenheiro florestal, confere nossa lista abaixo.
1. Gestão Ambiental
Esta é uma área de estudo que possui curso próprio, mas que Engenheiros Florestais também podem exercer algumas demandas. Atuando nesta área, você poderá atuar em projetos de arborização urbana, paisagismo, estudos de impactos ambientais. Além disso, também pode gerir Unidades de Conservação e preservação ambiental de diversas esferas (municipais, estaduais e federais).
2. Manejo de florestas
Dentre todos os projetos envolvendo florestas, você pode trabalhar com inventários florestais, identificação de espécies e solicitação de corte de árvores. Além disso, também pode atuar com planejamento de plantios, tanto para áreas de recuperação, quanto para madeiras de corte. Outra área muito bacana dentro do manejo florestal, é o planejamento e execução de Sistemas Agroflorestais.
Ainda dentro do manejo florestal você também pode atuar com:
- Monitoramento de áreas de plantio (nativas ou plantadas)
- Cálculo de biomassa florestal
- Desenvolvimento de tecnologias de melhoramento florestal
Saiba mais sobre inventários florestais
- Guia completo para fazer um inventário florestal
- Quanto cobrar por um inventário florestal
- Como fazer um inventário florestal: passo a passo
3. Indústrias cuja matéria prima principal é madeira
Esta é mais uma das áreas de atuação do engenheiro florestal. Aqui, o profissional faz gerenciamento de recursos florestais para corte de madeira. Estes cortes podem ser para: produção de móveis, carvão, papelaria, serraria e outros. O seu papel aqui será fazer a gestão, acompanhamento e liberações para que a exploração seja feita de forma sustentável e dentro da Lei.
4. Fiscal ambiental
Fazendo concursos públicos, o engenheiro florestal pode atuar com a fiscalização e supervisão de empresas e industrias que possuem matéria prima, produtos de origem florestal. Desta forma, o seu papel será avaliar a regularidade e se tudo está sendo feito conforme a legislação prevê.
5. Topografia e Geoprocessamento
Trabalhar com recursos florestais exige o conhecimento de Softwares e programas de geoprocessamento. Afinal, será necessário a análise de áreas de propriedades rurais e fragmentos florestais para estudo de viabilidade. Além disso, você poderá fazer um planejamento completo de plantio, recuperação de áreas degradadas, manejo de bacias hidrográficas e etc.
6. Pesquisa, Docência e Educação Ambiental.
Para aqueles que são apaixonados por ciência, pesquisas e descobrir coisas novas, atuar como pesquisador dentro de Universidades e Centros de Pesquisa também é uma opção. Nesta área há espaço para tudo: estudo de sementes, relações ecológicas, desenvolvimento de tecnologias e muito mais.
Além da pesquisa, a educação ambiental para escolas, empresas e espaços públicos sobre a importância e formas de proteger florestas também é uma opção incrível e que pode ser inserida em qualquer uma das áreas de atuação que citei anteriormente.
Dentre todas as áreas disponíveis, você não precisa escolher apenas uma. Por que assim como tudo na natureza tem relação, na área de atuação ambiental também. Por isso, projetos diferentes podem abranger mais de uma área e, por isso, é importante que você conheça de tudo um pouco e seja um profissional completo.