Quando finalmente encontramos um curso para fazer e se especializar, o novo grande desafio é: “E agora, para qual área de atuação eu vou?”. Dentro dos cursos voltados para a área ambiental existe uma infinidade de possibilidades de se profissionalizar. E assim como escolher um curso, a escolha da profissão define o rumo da sua vida.
É claro que pode não ser algo definitivo, e muitas vezes não é. A questão é que você pode reduzir as opções ou pelo menos priorizar algumas ainda dentro da graduação para ficar mais fácil (ou menos difícil) a escolha da profissão.
5 dicas para você conseguir escolher a sua área
1- Elenque quais conteúdos você mais gosta
Veja quais temas você tem afinidade e gosta de estudar, seja em casa ou no curso. É importante avaliar também se você está descartando algum conteúdo apenas por não se familiarizar com professor ou a aula, isso pode prejudicar seu julgamento. Fábio Rodrigues, que escreveu, livros como “Na dúvida, não empreenda” e “Empreenda agora”, diz que o ideal é que você inicie em “áreas de conforto”, que são áreas que você é muito bom, ou que você possui um gosto pelo assunto. Segundo ele, será mais fácil de crescer nessas áreas de atuação, devido ao seu gosto por elas.
2 – Pesquise sobre a área
O conteúdo que você estudou vai muito além da matéria dentro da sala de aula, há pessoas trabalhando nisso, fazendo estudos e pesquisas, então procure entender qual a profissão que se pode exercer através destes estudos do seu curso.
3 – Pesquise notícias atuais sobre o assunto
Por mais que este tópico pareça um complemento do anterior, aqui vamos falar da atualidade! Após entender o mercado, pesquise as notícias atuais da área, veja o que está acontecendo neste ramo desde a esfera política até as novas tecnologias e examine também quais são as perspectivas para o futuro, isso te dará uma ideia de como está a sociedade em relação a este tema e qual rumo está tomando.
4 – Faça estágios e/ou projetos na área
Começar em algum laboratório ou participar de algum projeto da sua área de interesse é o momento em que muitas vezes você baterá o martelo se será isso que vai tentar profissionalmente ou não.
Eu sei que antes de iniciar, a insegurança pode bater por saber bem pouco sobre o assunto que todos ali que já atuam, mas não hesite! Este é o real intuito, APRENDER! Isso acontece com a maioria das pessoas, o que diferencia é a vontade e dedicação em se desenvolver.
Caso o assunto que você se interesse não tenha muitas oportunidades dentro da universidade, então procure fora! Pesquise estágios em outros locais da cidade e caso não consiga, ofereça-se de graça para auxiliar empresas, seja acompanhar em campo ou em outra parte do serviço, além de conhecer a realidade você já ganha créditos pela atitude diferenciada!
5 – Arrisque-se!
Você nunca terá a certeza se não tentar, por isso a melhor forma é se arriscar. Independente da profissão que escolher, por melhor que seja, nada é um mar de rosas, porém tudo é experiência e aprendizado, então aproveite esta aventura!
Cada vez mais conhecimento…
Abaixo, listei alguns posts sobre assuntos que podem te ajudar a escolher uma sub-área de atuação na área ambiental:
– Imprevisibilidade na hora de empreender
– Gestão de resíduos em um hospital
– Áreas de atuação de um Engenheiro Florestal
– A educação Ambiental nos projetos ambientais
– O papel do biólogo no manejo de fauna
Texto por Ana Paula Silva