You are currently viewing <strong>Como Garantir lucro em seus projetos?</strong>

Como Garantir lucro em seus projetos?

Para o sucesso de um negócio, o lucro é fundamental, pois permite que este dinheiro seja investido para a expansão da sua empresa, na compra de algum equipamento, aumentando o time ou melhorando o ambiente de trabalho, além de ser fundamental para te ajudar nos momentos de crise.

Então hoje vamos abordar pontos importantes que você deve levar em conta na hora de precificar os projetos para garantir o lucro e não sair no prejuízo. É necessário levar em consideração quatro elementos fundamentais, sendo eles: custos; despesas fixas; despesas variáveis e margem de lucro. Conforme representa o gráfico.

Conheça seus custos

Os custos são os recursos que estão envolvidos diretamente na realização do serviço que será prestado. Entenda o serviço que você irá vender do início ao fim, assim conseguirá compreender quais são as despesas necessárias para a sua realização, como por exemplo: Os materiais e equipamentos a serem utilizados, a alimentação, combustível, EPI’s, as impressão e registros de documentação entre outros.

Hora/Consultor

No caso de pessoa autônoma é importante deixar claro que a hora/consultor não é seu lucro, pois você trabalhou e estudou para isso, se encaixa dentro dos custos, por isso é necessário saber quanto tempo seu será disposto para a realização deste serviço. Caso seja seu funcionário à realizar o serviço, o calcule o salário junto aos encargos, divida pelas horas trabalhadas, assim você avaliará quanto financeiramente você gasta com o colaborador por hora. Após isso multiplique o valor da hora do funcionário pela quantidade de horas que precisará para realizar o serviço, se for executado em menos tempo será um lucro extra para a empresa, do contrário pode trazer prejuízo.

Despesas Fixas

 As despesas fixas são os gastos da empresa que não variam ou variam muito pouco mensalmente, como por exemplo, aluguel, salário, pró-labore, conta de internet e outros. E sim, a porcentagem das despesas fixas é importante estar inclusa no valor.

Para entender e calcular o percentual das despesas fixas da sua empresa é necessário fazer um estudo prévio (ideal é de três meses passados). Assim, apenas divida os valores da Receita Bruta pelas Despesas Fixas e multiplique por cem para apresentar a porcentagem, conforme mostra o cálculo abaixo:

Use a porcentagem retirada deste resultado para aplicar nos valores dos serviços.

Despesas Variáveis

São os gastos que variam de acordo com o tipo e a quantidade de serviços prestados. Como por exemplo, os impostos ou comissões, quanto maior o faturamento, maior os impostos tributados nele.

O ISS (Imposto sobre serviço) baseado pela Lei Complementar 116 de 2003 varia de acordo com o município, os autônomos e empresas prestadoras de serviço devem pagar. No caso de empresas outros impostos são cobrados, e estes variam de acordo com sua particularidade. Por isso, é aconselhável perguntar ao seu contador qual o percentual você está pagando no momento. Assim você conseguirá adicionar a porcentagem dessas despesas no valor do serviço.

Margem de lucro

Pronto! Após colocar na ponta do lápis todos estes requisitos para estipular o valor básico, em cima dele agora é o momento de colocar a margem de lucro. Vale ressaltar que o conceito de Margem é o seu ganho sobre a sua venda e não seu ganho sobre o seu custo! Vou explicar.

Se você irá realizar um serviço que apresente um Custo total (incluindo Custos, porcentagens de despesas fixas e variáveis) e o valor foi de R$500,00 para realizar o serviço. Supondo que você deseja uma margem de lucro de 30% no mesmo, será feito o seguinte cálculo:

Você deve vender o produto pelo valor de R$714,28. Note que se você apenas multiplicar 30% em cima do custo o valor será menor. E este é o momento onde muitos prestadores de serviço que não aplicam esta fórmula se iludem em estar lucrando trinta por cento sobre a venda, quando na verdade é apenas sobre o custo.

Calma, vai dar certo!

Para quem está começando agora ou nunca tinha refletido sobre estes valores embutidos, não se desespere, leia com calma novamente e procure se aprofundar mais no assunto. Pode parecer complexo no início, mas dedicar um tempo ao assunto lhe garanto que fará total diferença para seu negócio!

Então boa sorte e bons estudos!

Texto escrito por Ana Paula

Deixe um comentário