You are currently viewing Consultor de Flora atuando na Consultoria Ambiental

Consultor de Flora atuando na Consultoria Ambiental

Pode parecer que não, mas a botânica está presente em tudo, inclusive na consultoria ambiental e você pode atuar com isso (e ganhar dinheiro), sendo consultor de flora. Contudo, antes de começar, quero me apresentar: meu nome é Raynara, sou Bióloga com experiência em botânica e vim a pedido da Resoluto falar sobre a consultoria de flora para você!

Então vamos lá, pois para começar esse assunto precisamos caracterizar a consultoria.

O que é a Consultoria ambiental?

A consultoria ambiental é uma profissão que visa conciliar o desenvolvimento das cidades, com a preservação do meio ambiente. Desta forma, atua como solução à crescente pressão de atender a demanda das necessidades e atividades econômicas humanas (VIEIRA; WEBER, 2008).

Uma das suas soluções é a realização de estudos ambientais para análise de impacto do local. Desta forma, quando necessário a fauna e flora são realocadas para um ambiente mais apropriado, mesmo existindo áreas protegidas que não podem ser suprimidas. Além, também, de prever ações de compensação. Veremos abaixo o desenvolvimento dessas ações compensatórias e as legislações logo abaixo.

Qual é o papel do Consultor de flora?

A consultoria de flora é bastante ampla e vai desde a identificação taxonômica até o pedido de autorização de supressão vegetal ao órgão ambiental. Claro que tudo deve ser feito com estudos prévios que envolvem, por exemplo: laudo botânico, resgate de germoplasma, estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de impacto de ambiental (RIMA), inventário florestal, plano de recuperação de área degradada (PRAD) e entre outros.

Infelizmente uma das principais demandas da consultoria de flora é a supressão vegetal (POLISEI, 2022). Porém, devemos lembrar que depois da supressão de um indivíduo arbóreo, é obrigatório o plantio de mudas nativas para a reposição florestal. Além disso, tudo deve constar no relatório técnico e fotográfico. A quantidade de árvores suprimidas e a serem plantadas são anexadas no laudo de supressão (ZIWICK, 2019).

Outra parte legal que fundamenta os parâmetros de como a supressão deve ocorrer, é o Novo Código Florestal ( Lei n.º 12.651/2012)  o qual descreve a forma que a vegetação do Brasil pode ser explorada (MORAES,2022).

Há um ponto bastante sensível entre ambientalistas e ruralistas. Este é sobre a necessidade de proteção de áreas de vulnerabilidade e estabelecimento dos limites de proteção. E o papel do consultor de flora é orientar as empresas e clientes. Ademais, é necessário o estudo de normas e lei referente ao bioma considerado (POLISEI, 2022).

Contudo, nesse momento você deve querer me perguntar: onde a botânica entra nisso?  Logo abaixo irei responder essa questão

Importância da Botânica na consultoria ambiental:

Em primeiro lugar, antes de projetos como inventário florestal, plano de recuperação de área degradada (PRAD), laudos botânicos e pedidos de supressão de vegetação serem feitos, é necessário que você saiba identificar as plantas. Desta forma a botânica mostra sua importância. Apesar de parecer ser complexa, ela é bem simples.

É simplesmente o ato de dar nome a um espécime botânico. É como dar nome a uma pessoa, afinal você gosta de ser chamada pelo seu nome, não é verdade? A importância da botânica, vai além de atribuir nomes a uma espécie ou colocar em sistemas de classificações. Mas é uma forma de conservação aos indivíduos, já que se preserva apenas aquilo que se conhece. 

O conhecimento botânico é de grande utilidade nas escritas de relatório, para identificar o estágio sucessional de um fragmento florestal e a saúde de uma área verde. Visto que uma mata conservada possui espécies únicas e baixa diversidade. Por isso é sensível à ação humana no ambiente. Além disso, em uma área desmatada haverá espécies invasoras mesmo que a mata esteja alta e causará impactos negativos.

O papel da Legislação na preservação

Na prática, existem relatórios de espécies que possuem algum risco de extinção como a  IUCN Red List (lista vermelha), Livro Vermelho da Flora do Brasil e da Portaria da MMA n.º 443/ 2014. E estas são excelentes frentes de proteção pois Lei protege e impede a supressão das espécies em risco de extinção.

Por fim, flora é importante na consultoria, pois constitui o habitat da biodiversidade, ou seja, a sua casa de forma simples. Por isso muitas vezes a consultoria de flora, têm utilidade nos estudos de fauna. Mostrando que ela tem uma importância além do seu círculo.

Então sabendo sobre tudo isso, espero que esse texto seja útil para localizar os leitores sobre a atuação da flora na consultoria ambiental. Muito obrigada pela atenção, até mais!


Raynara Silva Santos

Bacharelada em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Feira de Santana, Experiente em taxonomia vegetal, coleta em campo, descrição e acondicionamento em herbário. Atualmente estou me especializando em curso de consultoria de flora com a motivação de atuar na conservação dos ecossistemas e biomas!

Conecte-se pelo Linkedin: Raynara Silva Santos

como precificar projetos ambientais

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário