O processo de conseguir um emprego pode ser muito trabalhoso, e as vezes, até desanimador. Montar currículos, agendar entrevistas, participar dos processos seletivos são rituais que tomam tempo. Mas uma coisa que deixam muito de lado, é a fase anterior aos passos mencionados antes. Essa fase é a diversificação do seu currículo.
Diversificar o currículo pode ser importante para conseguir a vaga tão esperada na consultoria ambiental. No post de hoje vamos elencar algumas coisas que você pode fazer para conseguir diversificar o seu currículo.
Por que diversificar?
Trabalhar na área ambiental significa estar disposto a ter que realizar atividades com vários de assuntos. Você pode num dia estar fazendo campo para levantamento de dados de áreas degradadas para elaboração de PRADs (Planos de Recuperação de Áreas Degradadas) e no outro dia estar em uma reunião com órgãos ambientais, discutindo possíveis soluções para o lançamento de efluentes de um cliente seu.
As empresas de consultoria ambiental ou os setores ambientais de grandes empresas, procuram ótimos profissionais que possam oferecer as melhores soluções, em diversas áreas. Por isso D-I-V-E-R-S-I-F-Q-U-E.
Quais áreas eu preciso focar?
Eu sugiro que você tenha um conhecimento básico sobre as áreas abaixo:
- Inglês: “Poxa, mas é sério isso?” Isso mesmo. Essa competência é muito importante para qualquer profissional. Atualmente a gama de novos serviços e tecnologias que vêm aparecendo, carece de profissionais capacitados nessa língua para poderem serem utilizadas.
- Softwares de GIS (Sistema de Informação Geográfica): essas ferramentas possibilitam com que você possa apresentar as suas ideias de uma forma cada vez mais elucidativa e rápida, para os possíveis avaliadores das suas soluções. Investir em cursos dessa área te trarão retorno rápido e te colocarão como um grande competidor para uma vaga de emprego.
- Inteligência Emocional: Existem diversas formas de se autoconhecer, temos a participação de encontros religiosos, temos participação de locais para meditação. Eu por exemplo, pratico terapia com um psicólogo. Todos esses casos, tem como objetivo, fazer com que você se conheça o suficiente para que você saiba, quais são seus limites, gostos e rejeições. Saber isso, facilita muito a sua vida enquanto empregado, pois você consegue saber estimar o tempo necessário para uma atividade ou saber exatamente como o seu cliente ou chefe quer tal projeto. Essas habilidades são desenvolvidas muito, quando você se conhece, então foque nisso também.
- Pacote office: Atualmente os softwares da Microsoft são muito utilizados por diversas empresas. Saber utilizar bem uma planilha ou conseguir editar e fazer um ótimo texto, são formas de conseguir entregar um ótimo projeto e isso pode ser visto num currículo diversificado.
- Utilização de Redes sociais: Eu tenho um grupo de amigos que nos conhecemos fazendo faculdades diferentes em 2010. Desde lá todos nós nos formamos nas nossas áreas e estamos crescendo cada um do seu jeito. Esses dias estávamos em um churrasco e um deles falou “Nossa fulano. Quem diria que a gente faria cinco anos de faculdade para ficar fazendo dancinha no Instagram?” Pois é pessoal, parece bobeira, mas não é. Com o advento das redes sociais e do marketing digital, chegou mais uma área para as empresas e profissionais possam divulgar os seus trabalhos. Com isso, utilizar redes sociais tais como o “Linkedin” são essenciais para se divulgar ou divulgar as causas que você trabalha. Manter seu perfil atualizado, facilita muito para um recrutador te avaliar com bons olhos e te chamar para uma entrevista. Invista nisso também.
- Participar de eventos e cursos da área: “Mas Douglas, eu tô atrás de emprego, pois tô sem dinheiro, como vou nesses eventos?” Calma lá. A maioria dos eventos profissionais depois da pandemia, tiveram que oferecer opções online. O que é bom é que essas opções ainda estão sendo oferecidas. Geralmente elas são mais baratas e você consegue participar. Nesses eventos e cursos você tem a possibilidade de conhecer o que está “quente” na sua área de atuação e conhecer pessoas. Por falar em conhecer pessoas, o último tópico é sobre isso.
- Conhecer pessoas: Nos últimos meses eu tive a oportunidade de participar de um grupo que é liderado por um excelente profissional, que me mostrou o quão importante é ter contatos e o famoso “network”. Esse grupo é formado por profissionais da área ambiental. Atualmente ele cresceu tanto que o Lucas Magela (líder da causa) precisou abrir outros grupos mais direcionados para cada profissional da área ambiental. E o que é feito lá? São divulgados cursos, palestras dessa área e principalmente vagas de emprego. E, sinceramente, eu nunca vi um grupo tão engajado que do qual as pessoas tentam se ajudar o máximo possível. A interação é tão grande que semanalmente eles promovem encontros online para conversar sobre as vivências da área ambiental. O nome do grupo é o Rede Networking Brasil Sustentabilidade. Peça para entrar e conheça mais sobre ele!
Conclusão
Como foi possível ver, são muitas possibilidades para se diversificar o seu currículo e conseguir a tão esperada vaga de emprego. O importante nesse caminho é sempre contar com pessoas para poder nos ajudar a tomar algumas decisões. Se você chegou até aqui agradeço muito por ter lido nosso texto e pode contar com a gente sempre.