A estabilidade não existe
Já ouvimos muitas vezes que precisamos procurar estabilidade na vida adulta para garantir o sustento de nossas famílias sem muitas dificuldades. Essa percepção é ainda seguida por muitas pessoas, que por exemplo fazem cursos de graduação e ficam estudando para concursos públicos atrás de vagas públicas.
No entanto, durante as suas carreiras fatores externos podem dificultar as coisas para profissionais concursados ou colaboradores de empresas. Esses fatores podem ser mudanças das políticas que um governo pode ter em relação aos seus funcionários ou uma crise econômica que diminui a oferta de empregos e com isso deixa o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, enxugando os salários e diminuindo os direitos trabalhistas.
Nesses períodos, quem possui liberdade para tentar novas formas de conquistar dinheiro e ofertar novos serviços, sai na frente de seus concorrentes. Sendo assim, pensar que a estabilidade existirá é uma forma errada de pensar o mundo.
Efeito da Bola de neve
Quando iniciei na Consultoria Ambiental, a minha perspectiva era conseguir uma grana para poder sobreviver junto aos meus pais e fazer “valer” o meu investimento de 7 anos estudando Biologia (graduação e mestrado).
O início foi extremamente difícil. Muito difícil mesmo, poucos clientes, poucas oportunidades, muitos anseios e medos. Nessa fase eu pensava que todos os projetos fechados (recebendo abaixo do que eu merecia), eram como se fossem cursos que eu estava pagando com meu tempo e que do qual a cada nova oportunidade, eu ia aprendendo um pouquinho mais.
Com essa mentalidade a minha experiência foi aumentando e também meu reconhecimento e fama perante possíveis novos clientes. Eu assemelho essa forma de crescer com uma bola de neve. Ela começa pequena e vai crescendo quanto maior é a velocidade de seu crescimento.
Nessa analogia, pense a bola de neve como se fosse o seu ganho. No começo ele é pequeno. Contudo, com o passar do tempo essa bola de neve vai crescendo e sabe quem é que faz ela crescer? Os seus atuais clientes. Eles podem aumentar essa bola de neve pedindo novos serviços ou indicando-nos a novos clientes. Esse mecanismo que se retro alimenta é o que possibilita você e sua empresa crescerem.
Para garantir que esse mecanismo funcione, eu oriento algumas ações:
– Ame os problemas dos seus clientes;
– Tenha muito capricho e competência no que faz;
– Possua uma cultura organizacional excelente, o que fará com que seus funcionários vistam a camisa da empresa;
– Invista muito na gestão da sua empresa.
Você também pode gostar:
A Imprevisibilidade nunca irá acabar
Neste exato momento que estou escrevendo esse texto, estou planejando a prospecção de novos clientes para a empresa, entrando em contato com os atuais e oferecendo novos serviços para clientes que a um certo tempo não nos pedem novos serviços.
Para quem quer empreender, essa é uma atividade que nunca irá acabar. E quanto mais você cresce, mais será necessário conseguir mais clientes, melhorar os serviços fechados e oferecer novas soluções.
A preocupação da imprevisibilidade de ganhos na consultoria estará sempre presente. No momento, estou cada vez mais, conseguindo trabalhar internamente com isso. O que se deve fazer nesses casos é conseguir equilibrar o quanto esse anseio pode ser benéfico ou ruim para você.
Por isso eu oriento que durante todo o processo, você se conheça o suficiente para evitar pessimismos e se manter motivado para conseguir novos clientes e ganhos. E saber que haverão meses muito bons e meses muito ruins e que isso faz parte de todo o processo de empreender.
Criar algo é muito difícil, retirar uma ideia do papel e torna-la realidade carece de um esforço muito grande. Nós sabemos que esse processo causa muitas dúvidas e medos em você, e é por isso que estamos aqui, prontos para te ajudar através de nossos cursos e materiais educativos, oferecendo soluções que transformarão em um profissional cada vez melhor.