O ramo da construção civil ainda apresenta altos índices de desperdício de materiais, o que impacta diretamente no orçamento da obra, na geração de resíduos e consequentemente, no meio ambiente.
MAS O QUE SÃO OS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL?
Os RCC, como são chamados, são definidos como “aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis” pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, como por exemplo: argamassa, colas, cerâmicas, metais, gesso, resinas, solos, tintas, tubulações… e por aí vai.
A Resolução CONAMA N° 307/2002 fala sobre a gestão desse tipo de resíduo, que segue a seguinte classificação:
- Classe A: São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:
- De construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;
- De construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;
- De processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meio-fio etc.) produzidas nos canteiros de obras;
- Classe B: São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras, embalagens vazias de tintas imobiliárias e gesso;
- Classe C: São os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação;
- Classe D: São resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.
De acordo com sua classe, o RCC pode sim ser reaproveitado. Isso diminui o desperdício que, além de trazer prejuízos no orçamento e não ser sustentável, ainda pode aumentar o prazo de entrega da obra, já que novos materiais precisam ser comprados.
ENTÃO COMO POSSO DIMINUIR O DESPERDÍCIO DENTRO DO CANTEIRO DE OBRAS?
A resposta para isso está no planejamento!
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC) é um documento elaborado por diversos profissionais que fazem parte da obra. Isso permite analisar as necessidades de cada área e trabalhar os materiais da maneira correta, reduzindo a produção de RCC.
E o que for produzido de resíduo deve ser reciclado ou reutilizado sempre que possível. Para isso, é necessário que se tenha uma separação correta do RCC no local de geração.
Outra forma de evitar o desperdício é a organização do canteiro de obras. Um lugar organizado facilita o trabalho dos colaboradores, aumentando até a eficiência da execução das tarefas.
Todas essas questões, desde armazenamento até a destinação final dos RCC, devem estar previstas no PGRCC, antes do início da obra.
BENEFÍCIOS DO PGRCC PARA SUA EMPRESA
Além de toda a questão do desperdício e aumento do orçamento, ainda tem a questão ambiental. A proteção do ambiente também deve ser prioridade. Uma empresa que não tenha compromisso com a sustentabilidade, acaba por ter sua imagem prejudicada, além de ser impedida de receber prêmios e certificações.
Alguns impactos que o RCC pode gerar são: prejuízo ao sistema de drenagem urbana, contaminação e erosão do solo e assoreamento de corpos hídricos.
O PGRCC diminui o impacto causado pelo descarte inadequado desses resíduos, que podem ser reinseridos no ciclo produtiva. Quase como numa economia circular. A falta de um Plano de Gerenciamento de RCC ainda implica em autuação para a empresa responsável.
Por esses motivos, a elaboração de um PGRCC por profissionais habilitados se faz de grande importância para sua empresa. A Resoluto Consultoria Ambiental possui profissionais capacitados para elaborar esse projeto. Contate-nos para uma reunião. Iremos ter prazer em te atender.
Texto escerito por: