You are currently viewing Quanto cobrar por um Inventário Florestal?

Quanto cobrar por um Inventário Florestal?

Recebeu um pedido de orçamento e agora não sabe quanto cobrar por um inventário florestal? Então, você está no lugar certo pois nesse texto vou te explicar o que você deve considerar na hora de precificar um inventário florestal.

crop anonymous person calculating profit on smartphone calculator near banknotes
Photo by Karolina Grabowska on Pexels.com

Mas já adianto que não existe valor fixo para este tipo de projeto!!

Contudo, por que o valor definido para cobrar um inventário florestal não pode ser fixo? Pois, você precisa levar em consideração inúmeras variáveis dentro do projeto.

Entre as variáveis estão o objetivo do projeto, número de árvores e localização da área.  Por isso, fixar um valor acaba sendo injusto para seus clientes e também pode acarretar prejuízos financeiros.

Imagina só, você fixa um valor e neste mesmo preço você executa um inventário florestal com 10 árvores e outro inventário florestal com 3000 árvores. Você concorda que o tempo para execução do campo, coleta de dados e escrita do relatório será completamente diferente, não é mesmo? Dessa forma, é injusto com o seu cliente que vai pagar muito acima do necessário e injusto com você que vai cobrar muito abaixo do preço para analisar 3000 árvores.

Portanto, para saber quanto cobrar por um inventário florestal é preciso levar em consideração as variáveis que existem dentro de cada possível projeto. E são elas:

  • Localização da área de estudo;
  • Objetivo do trabalho;
  • Tamanho da área;
  • Número de pessoas necessárias na equipe;

Agora vamos falar sobre cada um deles e o que você precisa considerar na hora de precificar.

Localização da área de estudo

Quanto mais longe for a área que será inventariada, mais gastos você terá de tempo e gasolina. E vamos concordar que a gasolina não está nada barata, né? Por isso é preciso considerar a quilometragem de distancia entre seu local e a área de trabalho.

Nesse sentido, considere a distância e multiplique por dois (ida e volta). Após isso, multiplique este valor pelo custo da gasolina em relação ao consumo do seu carro, com este cálculo você terá o custo de deslocamento.

Objetivo do trabalho

green leafed leaves

O inventário florestal é um projeto que permite inúmeros tipos de soluções. Por exemplo, com o inventário é possível fazer laudo de caracterização de vegetação, solicitar corte de árvores, aprovação de plano de manejo de floresta sustentável e muito mais!

Por isso é importante você saber qual o objetivo do seu trabalho pois com isso, você é capaz de medir a complexidade de estudos necessárias para a execução. E isso também é um fator importante a ser consideração na hora de definir quanto cobrar por um inventário florestal.

Tamanho da área de trabalho.

Você concorda que quanto maior a área, provavelmente maior será o número de árvores e consequentemente maior será a quantidade de dados coletados e mais tempo isso exigirá de você e sua equipe?

Por isso, ao receber um pedido de orçamento, solicite ao seu possível cliente o tamanho da área e o endereço. Com o local em mãos, faça uma análise prévia da área utilizando o Google Earth. Além disso, com esses dados é possível prever quais metodologias poderão ser utilizadas para o trabalho.

Número de pessoas necessárias na equipe

Quanto mais complexo for a execução do campo e maior for a área, mais pessoas serão necessárias para te ajudar neste trabalho. Por isso, as horas de trabalho ou a diária destas pessoas também deve ser considerada na precificação.

Tá vendo como não dá para fixar um valor na hora de precificar projetos ambientais? O que você pode fazer é fixar porcentagens relacionadas a complexidade de execução do trabalho ou o valor da diária das pessoas que irão ao campo. Mas é importante saber também, que quanto mais personalizado for a precificação, mais justo será o valor para você e seu cliente!

Após precificar o Inventário, é a hora de executar. Aprenda aqui o passo a passo para executar um projeto de Inventário Florestal

isabela gonçalves

Texto escrito por

Isabela Gonçalves

Bióloga, pós graduanda em Gestão Ambiental pela Unicesumar e Gerente de Marketing na Resoluto Consultoria Ambiental

como precificar projetos ambientais

Deixe um comentário