Você sabe quem pode fazer inventário florestal? Quais são os profissionais envolvidos nesse projeto? Além disso, sabe quais são os conhecimentos técnicos necessários para elaborar um inventário florestal?
Antes de tudo, é necessário saber que o inventário florestal é um projeto muito comum dentro da consultoria ambiental e que com ele, você pode resolver diversas necessidades de um cliente.
Dessa forma, você pode entregar autorizações para corte de árvores, projetos de reconhecimento da estimativa volumétrica de produção, laudo de caracterização de vegetação e muito mais!
Apesar do inventário florestal ser um projeto de rápida execução, ele exige que o conhecimento técnico em identificação de espécies vegetais, seja bem apurado. Afinal, quanto melhor você for na identificação arbórea, mais rápido será feito o campo.
Claro que você não precisa ter completo conhecimento de todas as espécies. Caso exista alguma espécie que você não conheça, você pode usar a literatura para fazer a identificação posterior no escritório. Mas, é importante saber identificar pelo menos as espécies mais comuns do bioma que você está trabalhando, pois ter esse conhecimento fará que o trabalho seja entregue mais rápido.
Quem pode fazer um inventário florestal?
Quem pode fazer inventário florestal são os profissionais da área ambiental, devidamente formados. Entre eles estão os biólogos, gestores ambientais, engenheiros ambientais, engenheiros florestais e até mesmo agrônomos.
Porém, é importante que você saiba que para executar este projeto é necessário emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). E para isso, é preciso estar inscrito no conselho da profissão.
Além disso, como o IF é um projeto que exige a identificação das espécies vegetais na área, é preciso ter o mínimo de conhecimento sobre as espécies e as características do bioma que você estará atuando. Do mesmo modo, é necessário saber fazer os cálculos de volumetria e descrever as características ecológicas do fragmento florestal analisado.
Todos estes dados serão compilados em um relatório e entregue ao órgão ambiental. Portanto, é importante que quem faça este projeto seja sempre profissionais da área ambiental com conhecimento técnico para o tal.
Texto escrito por:
Isabela Gonçalves
Bióloga, Pós Graduanda em Gestão Ambiental e Gerente de Marketing na Resoluto
Pingback: Como Solicitar Corte de Árvore em Maringá