You are currently viewing Quem pode ser Consultor Ambiental?

Quem pode ser Consultor Ambiental?

Primeiramente, é importante saber que o consultor ambiental é o profissional que faz projetos e estudos relacionados ao meio ambiente. Estes projetos são para que empresas, com potencial poluidor, estejam de acordo com as legislações ambientais. Assim, o consultor atua como ponte entre a empresa e o órgão ambiental. Além de fornecer conhecimento técnico aos clientes.

O papel do consultor ambiental é prever, mitigar e solucionar todos os possíveis problemas ambientais que podem surgir no decorrer da atividade.

Isto significa que o seu objetivo profissional, é facilitar a vida do seu cliente em relação à projetos ambientais. E também, proteger o meio ambiente. Por isso, tenha em mente que resolver o problema do seu cliente, é a melhor forma para garantir outros serviços.

Quem pode ser consultor ambiental?

A consultoria ambiental é uma área de atuação ampla e diversa. Por isso, permite que diferentes profissionais atuem de acordo com sua especialidade.

Para ser um consultor ambiental é necessário ter formação em:

  • Ciências Biológicas (licenciatura ou bacharelado);
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Florestal;
  • Geografia (licenciatura ou bacharelado);
  • Medicina Veterinária;
  • Agronomia.
  • Outros

Independente da área de formação, é necessário que o profissional tenha registro no conselho de classe que regulamenta sua profissão. Isso porque para realizar projetos ambientais, é necessário gerar e assinar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Mantenha o seu registro profissional com anuidade em dia, para evitar possíveis problemas e conseguir responder tecnicamente pelos seus projetos.

Quais áreas um consultor ambiental pode atuar?

Anteriormente vimos quais são as formações que podem atuar como consultor ambiental. Se você reparar bem, apesar de similares, são áreas com enfoques bem diferentes. Então, é importante que você saiba qual nicho você quer atuar e o quanto você precisará se especializar.

A Consultoria Ambiental é muito ampla e te dá um leque de opções. E não necessariamente só um. O ideal é que você tenha um nicho como foco, mas realize trabalhos em outros nichos também. Além da amplitude de nichos, há também regiões e biomas que demandam a atuação de uma área específica devido o enfoque as atividades realizadas na região

Por exemplo, em Minas Gerais, onde trabalhos para licenciar e recuperar de áreas de extração, são muito necessários. Enquanto no bioma Mata Atlântica há muitos projetos de reflorestamento. Além disso, cidades em expansão há muita demanda de Inventários Florestais.

Quais são os nichos de atuação que um consultor ambiental pode atuar?

Fauna

Aqui concentra-se os profissionais com afinidade em trabalhar com animais dos mais diversos tipos: aves, mamíferos, répteis e até mesmo insetos. Existem diversos projetos que podem ser executados, com as mais variadas necessidades. Desde conservação de espécies, levantamento, monitoramento e resgate.

Flora

Seguindo os tópicos, esta uma área que exige conhecimento na identificação de espécies. Mas você pode atuar também com inventário floresta, plantio de mudas e laudo de sucessão ecológica. Além disso, manejo de espécies e até monitorando o desenvolvimento das áreas de plantio.

Recursos Hídricos

Ótima área para quem quer atuar com preservação de córregos e riachos. Há muita demanda deste nicho, ainda mais para fazendas de criação de animais, abatedouros. Bem como outros setores que contaminam água e precisam trata-las.

Educação Ambiental

Hoje em dia, a atuação não é só em escolas ou unidades de conservação, mas também em empresas que investem em sustentabilidade. Por isso, se você gosta de atuar com ensino e educação ambiental, insira este tipo de serviço em sua carta. Nesse sentido, busque por empresas que possam se interessar na capacitação de funcionários em prol do meio ambiente

Sustentabilidade

Existem muitas empresas que estão se atualizando para realizar as atividades de forma sustentável. Isso acontece pois o mercado atual exige esse tipo de atualização e grandes empresas que querem trabalhar com exportação, precisam ter o ISO 4001 em dia. Sendo assim, você como consultor ambiental, pode trabalhar propondo estratégias e mudanças para tornar empresas mais sustentáveis.

Gestão de resíduos

Nicho super necessário e com diversas oportunidades de mercado, pois todas as empresas com potencial poluidor precisam fazer a gestão de resíduos. Ou seja, reduzir a geração de resíduos, separar e destinar corretamente cada resíduo gerado dentro da empresa.

Além disso, a gestão de resíduos é uma condicionante obrigatória dentro do Licenciamento ambiental, não importa qual o porte ou a atividade realizada pela empresa. Ademais, por ser um projeto de grande demanda, é um ótimo “abre portas” para iniciar na consultoria ambiental.

woman writing on dry erase board
Photo by Christina Morillo on Pexels.com

Ser Licenciado não te impede de ser consultor ambiental?

Por fim, sabemos que existem muitos cursos de graduação com licenciatura ou bacharelado. Contudo, nenhuma destas titulações te impedem de ingressar na consultoria ambiental. Logo, se você é formado , você pode sim ingressar no mercado ambiental. O que te diz quais projetos você pode ou não executar, é o conselho de classe (CREA, CRBio e etc)

Lembre-se também que no começo você não vai possuir todas as habilidades necessárias para executar todos os tipos serviços que podem vir a surgir. Mas não desista por isso e não tenha medo de aceitar projetos.

Nestas horas o networking é fundamental e por isso, não tenha medo de pedir ajuda ou contratar outros profissionais mais capacitados para te auxiliar.

Busque ficar atualizado sobre as atividades que podem ser prestadas por você, de acordo com o seu conselho.


Texto escrito por:

Clayton da Broi

Analista Ambiental na Resoluto

isabela gonçalves

Isabela Gonçalves

Gerente de Marketing na Resoluto

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário